
Porque um novo olhar para o aluno?
O ensino desta nova era deve ir além dos métodos tradicionais. Outros espaços devem ser explorados, com base na utilização das tecnologias de informação e comunicação.
O texto de Petitto, “Porque um novo olhar para o aluno?”, aborda este assunto e relata como os professores e alunos devem acompanhar o “pensamento ágil e preciso desse homem do futuro” (PETITTO, pág21).
O educador deve preocupar-se em ultrapassar a informação e alcanças um conhecimento num sentindo moral e ético.
Os recursos informáticos só terão um real valor se o docente souber como utilizar. A escola deverá ensinar o aluno a ler o mundo a partir de novas linguagens e com novos instrumentos. O aluno precisa ser bem orientado para utilizar os recursos que a mídia oferece, além de criar habilidades para manuseá-las e utiliza-las de uma forma positiva. Com isso deve desenvolver o senso critico e saber analisar os dois lados desta questão, criando assim uma autonomia no aprendizado e aprimorar sua cidadania e ética. O professor tem uma postura essencial nestas mudanças do aluno.
A metodologia de projetos da informática educativa tem como objetivo favorecer o processo de ensino / aprendizagem, criar uma aprendizagem com autonomia, ou seja, aprender a aprender.
“A busca de um processo de aprendizado, no qual o sujeito seja orientado a utilizar os conhecimentos adquiridos no currículo formal e informal na aquisição de novas competências por meio do uso de novas tecnologias, em especial, o computador e seus recursos”. (PETITTO, pág23)
O texto relata também a opiniões de vários autores. A autora baseia neles para escrever sobre projetos de trabalho em informática e o desenvolvimento de habilidades e competências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário