quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Seminário On Line


Como utilizar e mediar tecnologias sejam elas digitais ou eletrônicas, na sala de aula? Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?


O papel da escola em todos os níveis é de educar seus alunos, transmitindo conhecimentos organizados e sistematizados de acordo com diversas áreas, desde a alfabetização até as disciplinas, se estendendo até aos conhecimentos para uma formação profissional nos cursos de graduação. Além disso, a escola é responsável em transmitir valores e padrões de comportamentos sociais próprios da sociedade em que se vive.

Neste contexto vale ressaltar a importância de se preocupar com as tecnologias, que colaboram para um ensino e uma aprendizagem mais eficiente e eficaz.

O uso das tecnologias proporciona aos alunos e professores conhecer e pesquisar produções no mundo todo, em diversas áreas. Além de desenvolver no educando a auto-aprendizagem, a capacidade de criar novas formas de construção dos conhecimentos e o desenvolvimento de uma visão mais critica diante de tudo que se vivencia, por meio do computador.

No processo de aprendizagem, a tecnologia vem não somente como um meio qualquer para substituir as tradicionais aulas, mas as técnicas devem ser escolhidas e analisadas de acordo com que se pretende que os alunos aprendam, elas devem ser adequadas conforme os objetivos propostos. As técnicas devem fazer com que fortaleça o papel do aprendiz e do mediador, com isso torna-se importante que se trabalhe com técnicas que incentivem a participação entre eles.

Através da utilização das tecnologias torna-se possível explorar com mais facilidade o uso das imagens, sons e movimentos simultâneos, em alta velocidade para atender as demandas e com os acontecimentos em tempos reais.

Mais é importante se atentar que não se pode pensar no uso de uma tecnologia sozinha ou isolada, ela precisa ser feita em total unidade com outras atividades.

Para que o resultado deste processo de aprendizagem seja positivo, torna-se necessário que as estratégias funcionem como mediadoras de aprendizagem.

O professor que se propõem a ser este mediador desenvolverá algumas características como:

  • Estará mais voltado para a aprendizagem do aluno, assumindo que o aprendiz é o centro desse processo e em função dele e de seu desenvolvimento é que é preciso definir e planejar ações;
  • Professor e aluno constituem-se como célula básica do desenvolvimento da aprendizagem, por meio de uma ação conjunta, ou de ações conjuntas em direção á aprendizagem;
  • Co-responsabilidade e parceria são atitudes básicas incluindo o planejamento das atividades;
  • Considerações do aluno como um adulto, quando se encontra no ensino superior, criando um clima de respeito mútuo;
  • Domínio profundo de sua área de conhecimentos, demonstrando competência atualizada quanto as informações e aos assuntos afetos a essa área;
  • Criatividade, como uma atitude alerta para buscar, como o aluno, soluções para situações novas e inesperadas, e ter presente que cada aluno é um aluno, diferente do outro;
  • Disponibilidade para o diálogo. Com as novas tecnologias o diálogo se torna essencial;
  • Subjetividade e individualidade;
  • Comunicação e expressão em função da aprendizagem.



Referência Bibliográfica:


MASETTO, M. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia.
In: MORAN, J.M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas: Papiru

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